LITORAL REGAS – OBTÉM CERTIFICAÇÃO ISSO:9001

Litoral Regas – obtém certificação ISSO:9001

O 1º passo está dado…

Agora sabemos o caminho que queremos/temos de percorrer…

A Litoral Regas terminou, com sucesso, no dia 10 de abril, mais uma etapa na vida da empresa – concluímos com sucesso a auditoria externa de implementação da ISO 9001:2015, que foi levada a cabo no âmbito dum Projeto, submetido pela XZ consultores em parceria com a AIDA – Associação Industrial de Aveiro e o CESAE – Centro de Serviços e Apoio às Empresas tendo a certificação sido efetuada pela APCER

 

Conhecendo bem a realidade, e sobretudo as fragilidades, da nossa organização em termos procedimentais e de organização metodológica interna, podemos afiançar que se tratou de um enorme feito que todos (gerência, colaboradores e XZ consultores)conseguimos alcançar.

Este momento só foi possível porque a XZ consultores nunca desistiu de “vender” este projeto à Litoral Regas… tendo sempre sabido explicar, insistir e persistir na ideia de que era importante, e sobretudo possível, implementar a ISO:9001 na nossa Litoral Regas

A parceria com a XZ tem sido muito profícua sobretudo porque o trabalho de grande qualidade e profissionalismo da XZ se alia a uma excelente relação pessoal, assente num leque de colaboradores altamente capazes, motivados, disponíveis e colaborantes.

O processo de certificação surge um pouco por “imposição” da gerencia no sentido de tentar “regrar” e disciplinar a empresa no que diz respeito aos seus processos administrativos.

Contudo sabíamos bem da dificuldade que ia ser… pois por um lado conhecemos bem a nossa (des)organização, e o perfil dos nossos colaboradores, por outro lado conhecemos MUITO BEM o setor onde operamos (a agricultura) e as dificuldades e particularidades do mesmo e dos agricultores e por fim também sabemos bem a realidade dos nossos fornecedores e a sua falta de método, disciplina processual e a informalidade de muitas das relações

Assim sendo, estava reunidos todos os ingredientes para um “cocktail explosivo”… onde estavam presentes todos os fatores para o insucesso da missão a que nos propomos.

Fomos avançando “aos soluços”, muitas vezes com pouco empenho e com relutância… mas sem desistir… e firmes na convicção de que TINHA DE SER!!

Ate que, depois de muito trabalho lá chegou a hora decisiva… não podíamos vacilar, e muito menos adiar a pretexto de qualquer desculpa.

E assim foi, a “malta” uniu-se… o que tinha de ser feito, fez-se… e lá nos preparamos… sempre num ambiente de tranquilidade e de normalidade.

A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.

Os principais benefícios da implementação e posterior certificação de acordo com este referencial ISO:9001 são:

– Melhorar o desempenho da Organização;

– Melhorar a capacidade de fornecer, de forma consistente, produtos e serviços que satisfaçam tanto os requisitos dos clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis;

– Orientar o foco da organização no aumento da satisfação do cliente;

– Fidelizar e captar novos clientes;

– Tratar os riscos e oportunidades;

– O acesso a novos mercados;

– Uma confiança acrescida nos processos de conceção, planeamento, produção do produto e/ou fornecimento do serviço;

– Maior notoriedade e melhoria de imagem perante o mercado e sociedade em geral.

Esta certificação da Litoral Regas com a norma ISO 9001 ocorre após uma bem-sucedida auditoria levada a cabo pela APCER e permite-nos agora:

·         Operar com mais eficiência

·         Cumprir requisitos legais e regulatórios

·         Alcançar novos mercados

·         Identificar e solucionar riscos

Em suma… o caminho está iniciado… agora sabemos a estrada que queremos percorrer…

Nada esta concluído… mas esta iniciado.

Vamos ao trabalho e “pés na estrada” 😉