UMA HISTRÓRIA FASCINANTE!

Há pouco mais de 30 dias foi instalada a bancada de produção em NFT «Smarthidro» da Litoral Regas no átrio da Câmara Municipal Santa Cruz na ilha de Santiago em Cabo Verde (Cape Verde)

A montagem final e instalação foi feita com a presença de vários representantes de cooperativas agrícolas, associações ambientalistas e associações de intervenção social! Estiveram sempre acompanhados com a devida atenção pelos técnicos do Gabinete de Desenvolvimento Local (GDL) e o executivo municipal de Santa Cruz .

Este pequeno equipamento, colocado ao ar livre (apenas debaixo de uma pala de cimento), a apanhar muito sol, vento e sem qualquer proteção, foi o alvo da atenção de muitos “curiosos” que queriam ver a produzir alface sem terra! A nossa bancada foi (e ainda é) a atração de quem vai aos Paços de concelho de Santa Cruz.

A atenção e vigilância do Eng. Miguel (um jovem interessado que pertence ao GDL de Santa Cruz foi mantendo as plantas num estado impecável.

Apesar de já estarem MUITO grandes para apenas 30 dias, a Câmara Municipal decidiu aguardar ate ontem dia 15 de Maio para fazer a 1ª colheita e o resultado foi o que podem ver.

E assim se retiraram mais de 9kg de alface, tendo algumas delas (a grande maioria) mais de 600gr, distribuindo as alfaces colhidas às 2 escolas básicas do concelho e a 2 instituições de crianças para que as mesmas pudessem usufruir de uma alimentação variada e saudável e experimentar a qualidade do produto.

Como as alfaces eram, de facto, muito grandes algumas foram divididas, facto esse que muito nos orgulha!

É um orgulho trabalhar com esta gente de Santa Cruz!

Esta provado que a hidroponia e a bancada de NFT «Smarthidro» da Litoral Regas é uma solução para alguns dos problemas da agricultura em Cabo Verde.